Após 11 anos de sua morte ocorrida em 1959 e alusiva aos 74 anos que faria, caso estivesse vivo, Mata Roma foi homenageado por Wadi Sauáia no Jornal do Dia em 1970, aqui em São Luís.
Em quase uma página completa do diário (que viria a ser depois O Estado do Maranhão), ele foi exaltado e relembrado como homem público, intelectual, político, acadêmico, professor e poeta de uma trajetória iniciada na cidade de Chapadinha. Em um texto rico em detalhes informativos (ver na íntegra no story) de sua vida e família.
O tour bibliográfico, também é uma fonte para pesquisas sobre esta figura que configura no imaginário popular e com poucas referências sobre e muito menos (temos o importante livro O Tântalo de Chapadinha de @herbert_branco com se conecta com esta premissa informativa) ele como popular e relegado ao mundo intelectualizado.
Portanto, aqui contribuímos para com esta persona que tem o nome de uma cidade, escolas e outros prédios públicos e que deve ser propagado sua história, no intuito que se possa ter conhecimento sobre ele e quem foi. Anexar o seu nome para um município não foi a toa, por mais que tenha sido uma manobra de acordos políticos de gaveta, mas saber quem foi, é importante para o saber e o conhecimento.
Fonte: Jornal do Dia - 1970.
Crédito da imagem 1:@bpbloficial
Fonte: Texto/Pesquisa elaborado por "Memôrias Mata Roma" e publicada no facebook/28/02/2023